Série: Grandes Textos do Oriente

Grandes Textos do Oriente – Parte II com Antonio José Bezerra de Menezes

10 de junho de 2019 |
Grandes Textos do Oriente – Parte II,
Antonio José Bezerra de Menezes
Fechando a série Grandes Textos do Oriente – Parte II, convidamos o doutor em letras e literatura chinesa Antonio José Bezerra de Menezes para analisar os chamados Analectos, do pensador chinês Confúcio, um compilado de diálogos do mestre com seus discípulos. O papo tratou das origens de Confúcio, descreveu a cultura chinesa da época e abordou os aspectos da natureza humana que mais interessavam o pensador – entre eles, a retidão moral e o prazer por aprender.

Grandes Textos do Oriente – Parte II com Jacyntho Lins Brandão

3 de junho de 2019 |
Grandes Textos do Oriente – Parte II,
Jacyntho Lins Brandão
O terceiro programa da série Grandes Textos do Oriente – Parte II nos leva até 4.700 atrás, data em que teria sido registrada, em placas de barro, a epopeia do rei Gilgámesh. Para falar sobre esse texto, convidamos o doutor em letras clássicas Jacyntho Lins Brandão, professor de grego e que aprendeu acádio – outra língua antiga – só para traduzir essa narrativa para o português. Uma conversa sobre literatura, história, mitologia e humanidade. Não perca.

Grandes Textos do Oriente – Parte II com Leandra Yunis

27 de maio de 2019 |
Grandes Textos do Oriente – Parte II,
Leandra Yunis
No segundo programa da série Grandes Textos do Oriente – Parte II, convidamos a historiadora Leandra Yunis para falar sobre a vida e a obra do poeta e místico Rumi (nascido numa região onde hoje fica o Tajiquistão), mais especificamente sobre seu principal trabalho: os Dísticos Espirituais, que influenciaram sobremaneira a cultura e a literatura islâmicas. A conversa partiu das origens do religioso, passou por alguns dos pilares de seu pensamento, e chegou aos motivos pelos quais ele é o autor islâmico que mais “conquistou” o Ocidente.

Grandes Textos do Oriente – Parte II com Plinio Gomes

20 de maio de 2019 |
Grandes Textos do Oriente – Parte II,
Plinio Gomes
Damos início a mais uma série do Quem Somos Nós? voltando a um tema que já passou por aqui: os Grandes Textos do Oriente. O primeiro deles é o Alcorão, livro sagrado do islamismo, na análise do doutor em história pela USP Plinio Gomes – que viveu por quase 20 anos no Oriente Médio. Uma viagem histórica a uma religião e cultura que, ao mesmo tempo, causam estranhamento e fascínio no Ocidente. Não perca.

Tripitaka por Rafael Shoji

24 de abril de 2017 |
Grandes Textos do Oriente,
Rafael Shoji
Um papo com Rafael Shoji, Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, sobre o cânone páli “Tripitaka”, obra de tradição oral, escrita aproximadamente 200 a 300 anos após a morte do Buda, de grande influência para a corrente budista Teravada, popular no sudeste asiático.

O Antigo Testamento – Saulo Goulart

17 de abril de 2017 |
Grandes Textos do Oriente,
Saulo Goulart
De origem oriental, a bíblia é uma obra plural e fundamenta o credo de cristãos, judeus e muçulmanos. Conversamos com o historiador Saulo Goulart sobre seus primeiros livros – o Antigo Testamento –, que tiveram um impacto imensurável também na cultura ocidental.

I Ching e Tao Te Ching por Wagner Canalonga

10 de abril de 2017 |
Grandes Textos do Oriente,
Wagner Canalonga
Um papo com o Sacerdote Taoísta e psicólogo acupunturista Wagner Canalonga sobre os textos fundamentais da sabedoria milenar chinesa, I Ching e Tao Te Ching – base da filosofia taoísta.

Vedas, As escrituras Sagradas do Hinduísmo. por Frank Usarski

3 de abril de 2017 |
Grandes Textos do Oriente,
Frank Usarski
O professor Frank Usarski, doutor em ciência da religião pela Universidade de Hannover, fala sobre os Vedas, as escrituras sagradas do hinduísmo.

Pin It on Pinterest