Série: Grandes Textos do Ocidente – Parte II

Grandes Textos do Ocidente – Parte II com Maria Teresa Quirino

19 de agosto de 2019 |
Grandes Textos do Ocidente – Parte II,
Maria Teresa Quirino
No último programa da série Grandes Textos do Ocidente – Parte II, convidamos a professora e doutora em letras Maria Teresa Quirino para nos ajudar a trilhar os tortuosos caminhos de Ulisses, do irlandês James Joyce. O papo revelou os mestres que Joyce admirava – e buscava seguir em sua literatura –, passagens de sua conturbada (e muitas vezes excitante) biografia e o que está por trás da complexidade da obra – que tanto nos desafia como leitores.

Grandes Textos do Ocidente – Parte II com José Garcez Ghirardi

12 de agosto de 2019 |
Grandes Textos do Ocidente – Parte II,
José Garcez Ghirardi
Dando sequência à série Grandes Textos do Ocidente – Parte II convidamos o professor e doutor em estudos linguísticos e literários José Garcez Ghirardi para analisar o romance O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. A conversa, mais do que tratar dos atributos literários da obra, rumou para os diferentes aspectos – muitos deles bastante contemporâneos – que se escondem por trás da história do belo rapaz que queria ser jovem para sempre.

Grandes Textos do Ocidente – Parte II com Paula Renata de Araújo

5 de agosto de 2019 |
Grandes Textos do Ocidente – Parte II,
Paula Renata de Araújo
O segundo programa da série Grandes Textos do Ocidente – Parte II embarca numa jornada ao lado de Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, em suas aventuras imaginadas, angústias reais e pontos em que autor e personagem parecem (quase) se confundir. A convidada é a doutora em língua e literatura espanhola Paula Renata de Araújo, que nos revela as diferentes camadas que se sobrepõem na história do “cavaleiro da triste figura”.

Grandes Textos do Ocidente – Parte II com Marcos Martinho

29 de julho de 2019 |
Grandes Textos do Ocidente – Parte II,
Marcos Martinho
Para começar a nova série Grandes Textos do Ocidente – Parte II, convidamos o professor de letras clássicas Marcos Martinho para descrever e avaliar a Ilíada (que narra passagens da Guerra de Troia) e Odisseia (que descreve a volta para a casa de um de seus maiores heróis, Ulisses) – ambos poemas épicos creditados ao grego antigo Homero. A conversa faz ponte entre o que existe de histórico e mitológico tanto no que se refere ao autor quanto aos fatos que seus relatos narram.

Pin It on Pinterest