Série: Desigualdade

Desigualdade com Gleicy Mailly

6 de abril de 2020 |
Desigualdade,
Gleicy Mailly
A professora e pesquisadora Gleicy Mailly Silva, quinta e última convidada da série Desigualdade, discute, com base em sua trajetória de pesquisas sobre relações raciais, gênero e mercado, como a desigualdade afetou (e afeta) suas experiências pessoais e acadêmicas, moldando seu olhar como antropóloga. Gleicy é doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo (USP), com uma tese que enfocou a análise de circuitos econômicos e culturais realizados por empreendedoras negras na capital paulista. Em 2015, realizou estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, e atualmente é professora colaboradora e pesquisadora de pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/UNICAMP.

Desigualdade com Eduardo Moreira

30 de março de 2020 |
Desigualdade,
Eduardo Moreira
O quarto programa da série Desigualdade convida o economista Eduardo Moreira para falar sobre concentração de renda no Brasil. Você sabia que apenas 6 famílias detêm uma riqueza equivalente à metade da população brasileira? Ou que, por aqui, são necessárias 9 gerações (ou cerca de 225 anos) para que uma pessoa nascida entre os 10% mais pobres venha a ter um parente na classe média? Assista e saiba mais.

Desigualdade com Jorge Abrahão

23 de março de 2020 |
Desigualdade,
Jorge Abrahão
O terceiro programa da série Desigualdade trata do problema na perspectiva da gestão das cidades brasileiras – na análise do coordenador geral do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão. A realidade, como já se poderia imaginar, é preocupante: “Temos hoje no Brasil 150 milhões de pessoas que sobrevivem contra 60 milhões que consomem”, informa o convidado. Confira a íntegra da conversa.

Desigualdade com Marta Arretche

16 de março de 2020 |
Desigualdade,
Marta Arretche
O segundo programa da série Desigualdade traz a análise desse problema mundial para a sociedade brasileira. Com quais outras desigualdades (além da socioeconômica) sofremos por aqui? Nosso passado de colônia de extração escravagista ainda influencia nosso presente? E qual deve ser o papel do Estado? Essas e outras perguntas são respondidas pela professora Marta Arretche, especialista no assunto e pós-doutora em ciência política pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (nos EUA).

Desigualdade com Fernando Canzian

9 de março de 2020 |
Desigualdade,
Fernando Canzian
A nova série do QSN irá tratar, ao longo de cinco programas, de um tema que o Brasil infelizmente conhece muito bem: a desigualdade. O primeiro convidado é o jornalista Fernando Canzian, com vasta experiência no campo das ciências sociais e da política. Durante a conversa, Canzian analisou o crescimento do problema, no Brasil e no mundo, e contou como, curiosamente, os momentos que mais afetaram essa lógica tenham sido os de catástrofes, como as duas grandes guerras mundiais.

Pin It on Pinterest