O último programa da série Cultura Pop desvenda o universo dos games. Convidamos a professora, pesquisadora e crítica de jogos digitais Beatriz Blanco – gamer desde adolescente – para comentar os diferentes aspectos envolvendo essa mídia: da indústria às suas características como linguagem narrativa, passando pela relação com a violência e o preconceito de gênero, a produção independente e os usos (ainda pouco investigados) desses jogos em áreas como a saúde e a educação. Confira!
Dando sequência à série Cultura Pop, dedicada ao universo dos quadrinhos e
games, conversamos com a artista e quadrinista Adriana Melo, a primeira
mulher a desenhar o Homem-Aranha e O Justiceiro (ambos da Marvel) e que
agora desenha para a DC Comics, onde assina os traços de o Homem-
Borracha e do grupo Fúrias Femininas. Entre outros assuntos, a quadrinista
falou sobre como funciona essa produção – do layout à coloração – e motivo
pelo qual os brasileiros estão, hoje, entre os maiores quadrinistas do mundo.
Chegamos ao terceiro programa da série Cultura Pop em clima de big business. O convidado da vez é ninguém menos que o principal desenhista do Super-Homem hoje no mundo, Ivan Reis. E não só dele: Lanterna Verde, Mulher Maravilha e Aquaman também já estamparam histórias com seu traço – o visual do herói aquático nos cinemas, inclusive, foi baseado em seu trabalho. Confira o papo que partiu da infância do artista – quando publicou sua primeira história aos 14 anos (Histórias Reais de Drácula, da extinta Editora Bloch) e chegou até o estágio atual dessa produção, aqui e no mundo.
Para o segundo programa da série Cultura Pop, convidamos o ilustrador, animador e quadrinista Eloar Guazzelli – autor, entre outros trabalhos, das adaptações em QH de obras literárias brasileiras clássicas, como Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães. O papo, um apanhando do mercado nacional de histórias em quadrinhos, também explora a ligação entre os quadrinhos e outras linguagens, como a literatura e o cinema.
Para inaugurar a nova série Cultura Pop, convidamos o sócio-fundador da Comic Con Experience (CCXP), Ivan Freitas Costa, que revelou curiosidades do universo das graphic novels, comentou os bastidores da CCXP (um sucesso absoluto: mais de 900 mil pessoas passaram pela edição de 2018) e revelou que o Brasil é famoso lá fora pela qualidade de seus artistas. Aperte o play e aproveite!