Para encerrar a série Clássicos da América Latina – Parte I, convidamos o jornalista, editor de livros e escritor Emilio Fraia para falar de O Jogo da Amarelinha, do autor argentino Julio Cortázar. No papo, são abordados os diferentes aspectos da obra, passagens biográficas de Cortázar e ainda uma reflexão sobre o mercado editorial no Brasil e lá fora.
Clássicos da América Latina – Parte I com Antônio Xerxenesky
No quarto programa da série Clássicos da América Latina – Parte I convidamos o autor, pesquisador e doutor em teoria literária pela USP Antônio Xerxenesky para analisar 2666, romance póstumo do escritor chileno Roberto Bolaño. Durante a conversa, descobrimos que Bolaño tinha pressa em produzir – por conta de uma insuficiência hepática que poderia lhe tirar a vida a qualquer momento – e entendemos mais da estrutura narrativa que o livro, dividido em cinco partes, apresenta.
Clássicos da América Latina – Parte I com Alexandre Barbosa
O terceiro programa da série Clássicos da América Latina – Parte I mistura literatura e história ao analisar As Veias Abertas da América Latina, do escritor uruguaio Eduardo Galeano – na visão do doutor em ciências da comunicação Alexandre Barbosa, especialista em jornalismo internacional. O papo abordou a contribuição do livro como registro histórico, o que ele revela sobre o espírito latino-americano e a influência que exerce na literatura.
Clássicos da América Latina – Parte I com Ana Lucia Trevisan
Chegamos ao segundo programa da série Clássicos da América Latina – Parte
I pelas páginas do romance histórico Terra Nostra, do mexicano Carlos
Fuentes. Inserido num contexto de efervescência para o romance latino-
americano, o livro traz uma reflexão sobre quem somos – em especial, quem é
o sujeito latino-americano. O que significa nascer nesse continente? Aperte o
play e descubra algumas respostas na análise da professora e doutora em
literatura latina e espanhola Ana Lucia Trevisan.
Clássicos da América Latina – Parte I com Julio Pimentel Pinto
A nova série do QSN, Clássicos da América Latina – Parte I, começa com o professor de história Julio Pimentel Pinto falando sobre a vida e a obra do escritor argentino Jorge Luis Borges – com especial foco na coleção de contos Ficções.