Série: Clássicos da América Latina – Parte I

Clássicos da América Latina – Parte I com Emilio Fraia

25 de novembro de 2019 |
Clássicos da América Latina – Parte I,
Emilio Fraia
Para encerrar a série Clássicos da América Latina – Parte I, convidamos o jornalista, editor de livros e escritor Emilio Fraia para falar de O Jogo da Amarelinha, do autor argentino Julio Cortázar. No papo, são abordados os diferentes aspectos da obra, passagens biográficas de Cortázar e ainda uma reflexão sobre o mercado editorial no Brasil e lá fora.

Clássicos da América Latina – Parte I com Antônio Xerxenesky

18 de novembro de 2019 |
Clássicos da América Latina – Parte I,
Antônio Xerxenesky
No quarto programa da série Clássicos da América Latina – Parte I convidamos o autor, pesquisador e doutor em teoria literária pela USP Antônio Xerxenesky para analisar 2666, romance póstumo do escritor chileno Roberto Bolaño. Durante a conversa, descobrimos que Bolaño tinha pressa em produzir – por conta de uma insuficiência hepática que poderia lhe tirar a vida a qualquer momento – e entendemos mais da estrutura narrativa que o livro, dividido em cinco partes, apresenta.

Clássicos da América Latina – Parte I com Alexandre Barbosa

11 de novembro de 2019 |
Clássicos da América Latina – Parte I,
Alexandre Barbosa
O terceiro programa da série Clássicos da América Latina – Parte I mistura literatura e história ao analisar As Veias Abertas da América Latina, do escritor uruguaio Eduardo Galeano – na visão do doutor em ciências da comunicação Alexandre Barbosa, especialista em jornalismo internacional. O papo abordou a contribuição do livro como registro histórico, o que ele revela sobre o espírito latino-americano e a influência que exerce na literatura.

Clássicos da América Latina – Parte I com Ana Lucia Trevisan

4 de novembro de 2019 |
Clássicos da América Latina – Parte I,
Ana Lucia Trevisan
Chegamos ao segundo programa da série Clássicos da América Latina – Parte I pelas páginas do romance histórico Terra Nostra, do mexicano Carlos Fuentes. Inserido num contexto de efervescência para o romance latino- americano, o livro traz uma reflexão sobre quem somos – em especial, quem é o sujeito latino-americano. O que significa nascer nesse continente? Aperte o play e descubra algumas respostas na análise da professora e doutora em literatura latina e espanhola Ana Lucia Trevisan.

Clássicos da América Latina – Parte I com Julio Pimentel Pinto

28 de outubro de 2019 |
Clássicos da América Latina – Parte I,
Julio Pimentel Pinto
A nova série do QSN, Clássicos da América Latina – Parte I, começa com o professor de história Julio Pimentel Pinto falando sobre a vida e a obra do escritor argentino Jorge Luis Borges – com especial foco na coleção de contos Ficções.

Pin It on Pinterest