Série: Ciência Já

Ciência Já com Adriana Valio

10 de dezembro de 2018 |
Ciência Já,
Adriana Valio
Pai biólogo, mãe estudiosa de literatura portuguesa, irmãs que ingressam pela história e crítica da arte. O ambiente familiar da astrofísica e professora Adriana Valio foi propício aos estudos. Sua escolha foram os astros – ou, mais especificamente “O” astro: o sol, foco de seus estudos como doutora em astronomia pela Berkeley University e pós-doutora em tecnologia pela California Institute of Technology. Confira o terceiro programa da série Ciência Já, que nos levou a planetas extra-solares, abordou as características da atmosfera do sol e também enveredou pelas dúvidas que rondam nossa existência sob a imensidão do universo: de onde viemos? para onde iremos? o que vale realmente a pena?

Ciência Já com Lygia da Veiga Pereira

3 de dezembro de 2018 |
Ciência Já,
Lygia da Veiga Pereira
O que de fato são as células-tronco? Qual o significado de transgênico? E mais: como uma única célula vai se dividindo – e ao mesmo tempo organizando essa divisão – para resultar num ser humano? Se você é daqueles que tem prazer em conhecer, essa entrevista é para você. No segundo programa da série Ciência Já, convidamos a pesquisadora geneticista Lygia da Veiga Pereira – chefe do Laboratório Nacional de Células-tronco Embrionárias (LaNCE – USP) e do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva (IB – USP) – para nos ajudar a entender como a ciência tem decifrados os códigos genéticos humanos a ponto de ser capaz de oferecer, num futuro próximo, tratamentos para doenças como a diabetes e o Mal de Parkinson.

Ciência Já com Álvaro Machado Dias

26 de novembro de 2018 |
Ciência Já,
Álvaro Machado Dias
Se você acha que a intuição – aquela “voz interior” que às vezes nos ajuda tomar uma decisão – é algo que a ciência ignora, essa entrevista vai te surpreender. Para o primeiro programa da série Ciência Já, que vai abordar o estágio atual da pesquisa científica em seus diversos campos de atuação, convidamos o neurocientista Álvaro Machado Dias, pós-doutor em psiquiatria, para nos contar sobre suas experiências no campo das decisões intuitivas, onde estuda o que acontece na nossa cabeça no momento em temos que fazer uma escolha. O papo seguiu ainda pela inteligência artificial e por como o “jogo sociológico” (pode chamar de jogo de cintura) ainda vale mais do que qualquer conhecimento técnico na solução de impasses. Confira!

Pin It on Pinterest