O QSN encerra a série Alimentação sem Destruição olhando para um futuro possível na produção de alimentos: a bioeconomia, ciência que estuda os sistemas biológicos e recursos naturais, aliados a utilização de novas tecnologias, com propósito de criar produtos e serviços mais sustentáveis. Quem nos ajuda a entender melhor essa área é professor da Escola de Química da UFRJ José Vitor Bomtempo. A conversa esmiuçou o novo conceito e suas propostas, adentrou o campo da sustentabilidade como um todo, equacionando-a com a tão propagada ideia de inovação, e apontou para a possibilidade de o Brasil liderar esse processo. “Se enxergar isso de uma maneira integrada”, alertou Bomtempo.
Para Carlos Monteiro, médico e professor do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, a área em que atua fascina por ser, segundo define, a principal maneira de distinguir os seres vivos uns dos outros. Somos o que comemos? Diga o que comes e te direi quem és? É bem por aí. Por isso, o QSN convidou Monteiro para o terceiro programa da série Alimentação Sem Destruição, que vai mirar nos alimentos ultraprocessados. Durante a conversa, foram abordados o que está por trás dessa indústria – por que os fabricantes insistem na produção desse tipo de produto? –, os males que eles causam à saúde – há várias doenças crônicas ligadas a eles, além da obesidade – e, por outro lado, porque são uma armadilha para o paladar.
Alimentação Sem Destruição: Agroflorestas, com o Felipe Vilella
Para o segundo programa da série Alimentação Sem Destruição, o QSN conversa com o especialista em agronegócio regenerativo Felipe Villela, fundador da ONG reNature, voltada à restauração da natureza por meio dos alimentos.
Alimentação Sem Destruição: Agricultura, com Maurício Antônio Lopes
O QSN volta o olhar para a sustentabilidade com a série Alimentação Sem Destruição. Ao longo dos próximos programas, serão tratados aspectos ligados à produção de comida para uma população mundial que promete continuar crescendo. O primeiro convidado é o pesquisador Maurício Antônio Lopes, que passou pela presidência da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.